Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Análise de conjuntura apresentada na CNBB


Comentários/opinião
Está bastante interessante a análise de conjuntura da CNBB, com destaques para a questão internacional (Oriente Médio e América do Sul), para a nacional (dicotomias e desconexões do sistema político-econômico-ideológico brasileiro), para as lutas sociais e para as eleições.
Independentemente das opiniões – majoritariamente adequadas – trata-se de importante resenha a respeito de todos os aspectos acima.
Vale a pena ler. A matéria está reproduzida no IHU Notícias de hoje, 29-08-2012.

Ontem, dia 28-08-2012, na reunião do Conselho Episcopal de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em Brasília, foi a apresentada a Análise de Conjuntura.
Eis a análise

Apresentação
A dificuldade de a primavera árabe chegar à Síria abre a conjuntura internacional. Em seguida, apresenta-se a grave crise de insegurança alimentar que vive o mundo, principalmente os países mais pobres.
Em nível latino-americano, menciona-se o modelo de desenvolvimento adotado no continente, as eleições presidenciais naVenezuela, a sua entrada controversa no MERCOSUL e o asilo diplomático concedido pelo Equador a Assange, criador do Wikileaks.
O difícil diálogo entre o Governo Federal com a agenda dos movimentos sociais inicia a conjuntura nacional. Logo após, aborda-se a campanha pelo Voto Limpo nas Eleições Municipais de 2012, como consequência da Lei da Ficha Limpa e daLei de Acesso à Informação, encerrando-se esse nível com uma avaliação crítica do julgamento do “Mensalão” no Supremo Tribunal Federal (STF).
No âmbito dos Movimentos Sociais, a análise faz referência à organização do 18º Grito dos Excluídos(as), com o tema em 2012 “Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população”, previsto para o dia 7 de setembro. Cita também os resultados do Encontro Nacional Unitário dos Povos do Campo, ocorrido entre os dias 20 e 22 de agosto em Brasília. Finalmente, apresenta na ótica do povo os desafios para o Brasil na realização da Copa em 2014 e dasOlimpíadas em 2016, após a conclusão dos Jogos Olímpicos em Londres, Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário