Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

'Indignados' cercam Congresso e prometem permanecer nas ruas


Comentários/opinião
Opa! "Eles" estão de volta, na Espanha. Ao que parece, agora mais experientes, mais organizados, mais conhecedores do inimigo, mais pés-no-chão. E, em sendo assim, com mais condições objetivas de causar maiores dissabores ao sistema conservador, reacionário, excludente, subalterno e submisso ao poder econômico-financeiro, que domina a Espanha.
Vejamos se o "25-S" supera o "15-M", em termos de resultados a favor da sociedade no seu embate contra a tirania político-econômica vigente na velha Europa. As recentes eleições havidas por lá são um indicativo de que isso é possível.
Aliás, o que acontece na pequenina Marinaleda (vide-matéria anterior) é outro indicativo nada desprezível.
Matéria divulgada no IHU Notícias, 26-09-2012.
Marcha para “ocupar o Congresso” na Espanha reforçou desejo de nova constituinte, reivindicação que ficou em segundo plano nas manchetes dos jornais após confronto da polícia com manifestantes – dezenas foram detidos e feridos. Indignados voltam às ruas nesta quarta-feira para exigir uma democracia mais participativa. 
A reportagem é de Naira Hofmeister e Guilherme Kolling e publicado pela Agência Carta Maior, 26-09-2012.
Tudo o que a classe política espanhola queria era que, após o protesto do 25-S (em referência à data de 25 de setembro), ou “Ocupa o Congresso”, o noticiário do país ficasse centrado em um confronto entre a polícia e os manifestantes. Só assim poderiam desviar a atenção da exigência dos cidadãos que foram à rua: uma constituinte para modificar as bases da democracia na Espanha.
“Nossa Carta Magna foi escrita logo que acabou uma longa ditadura e naquele momento, no final dos anos 70, parecia avançada. Mas hoje se vê que era uma forma de manter o poder nas mãos dos mesmos grupos para sempre”, reclamava um jovem de não mais de 30 anos que, como todos os demais entrevistados nesta marcha, não quis identificar-se.
O debate de fundo acabou aplastado nos grandes jornais que optaram por destacar os distúrbios que terminaram com dezenas feridos, outros tantos detidos e muitos insatisfeitos que não arredaram o pé da frente do Parlamento mesmo após a carga policial. E que voltarão a reunir-se no mesmo lugar nesta quarta-feira, com a mesma proposta. “Queremos que isso seja um movimento revolucionário”, garantem.
Na verdade já é assim, tendo em vista que o 25-S é a continuação do que no Brasil ficou conhecido como o movimento dos Indignados e que na Espanha é lembrado pela data em que milhares acamparam na Puerta del Sol em Madri, o 15-M, 15 de maio de 2011. Nessa ocasião eles já pediam “democracia real já”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário