Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sábado, 17 de março de 2012

O pai da Geografia brasileira

Comentários/opinião
Não sei por que as pessoas de grande valor passam a ser mais reconhecidas, elogiadas e até viram heróis após a morte. E inclusive alguns patifes enganadores, o que não é o caso do Ab´Sader, é óbvio.
Sempre desconfiei que o grupo dos laudadores fica engrossado por aqueles invejosos que nunca conseguiram chegar nem perto de beijar os pés dos iluminados, sentem-se felizes por terem se livrado das suas sombras e acham que pode ter chegado a hora dos opacos. Ledo engano. Quem não tem luz própria, nem no escuro consegue brilhar.
Clique abaixo para ler toda a matéria, reproduzida pelo IHU Notícias, 17-03-2012.
Foram com as palavras do geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber, que descreveu com precisão as paisagens brasileiras, que o País começou, há pouco mais de 60 anos, a conhecer em profundidade seus biomas. Ao longo dessas décadas de pesquisa, o professor da Universidade de São Paulo elaborou teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil, mantendo-se ativo até a véspera de sua morte. Ontem pela manhã, aos 87 anos, teve um enfarte fulminante em sua casa em Cotia (SP).
A reportagem é de Giovana Girardi e Herton Escobar e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 17-03-2012.
Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Ab'Saber foi um dos mais importantes estudiosos da geomorfologia brasileira, desenvolvendo ao longo da carreira mais de 300 artigos e tratados de significativa relevância internacional nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia e arqueologia e, claro, de geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário