Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Comitês Populares da Copa terão encontro nacional em Porto Alegre

A matéria, divulgada pelo IHU Notícias desta data, tem como anexo (na página do Comitê) um extenso elenco de matérias referentes ao tema e constitui, ao meu ver, um importante subsidio para a discussão do tema Copa de 2014 no Brasil. Ou seja, uma  questão que tem sido - também ao meu ver - percebida apenas de modo muito periférico e com olhares muito pontuais.
Por exemplo: o esportivo, mais ao gosto do povão; o construtivo, mais ao gosto da indústria da construção; o infra-estrutural, mais ao gosto das prefeituras; o “beberativo” , mais ao gosto dos bebedores de cerveja; o financeiro, mais ao gosto dos aproveitadores de toda e qualquer situação favorável para ganhar dinheiro fácil, inclusive e prioritariamente, pela corrupção, servindo aos corruptos e aos corruptores.
Enfim, tem servido a muitos gostos, isoladamente. E, é claro, sem quaisquer considerações  às necessidades básicas e fundamentais da sociedade em geral. (Quem tem na Comissão Organizadora um sujeito sendo acusado de corrupção quando da realização do Pan do Rio de Janeiro e o "ronaldão" como garoto propaganda, deve esperar o quê?)
Merece, portanto, de nossa parte, um olhar mais atento, mais abrangente, mais racional, mais crítico, mais “do nosso jeito”, isto é, de quem pensa grande, de quem tenta pensar o todo.  Sem falsa modéstia... Está aí um desafio, muito grande.
En passant, cabe lembrar que a atual crise grega tem sido acusada de ter sua origem nas Olimpíadas que lá foram realizadas. Aquelas mais recentes, é claro...
E o Brasil, que irá realizar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada a curtíssimo prazo, não vai botar as barbas de molho? Avisados estamos...
Eis a matéria.
Representantes dos comitês populares das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estarão reunidos em Porto Alegre, entre os dias 21 e 24 de janeiro, no encontro da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa de 2014. Moradores atingidos por obras da Copa farão balanço de atividades em 2011 e projetarão lutas de 2012. Além disso, visitarão comunidades já atingidas por obras, numa atividade chamada de "Toxic Tour".
A reportagem é publicada por Carta Maior, 19-01-2012.
Representantes dos comitês populares das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estarão reunidos em Porto Alegre, entre os dias 21 e 24 de janeiro, no encontro da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa de 2014. Essa articulação é formada por comunidades atingidas pelas obras da Copa do Mundo e Olimpíadas, movimentos sociais e organizações que defendem uma Copa sem violação de direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário