Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Conjuntura da Semana. Abrindo a ‘caixa-preta’ do judiciário

Comentário/opinião
A matéria abaixo, publicada por IHU Notícias em 20-01-2012, retoma as análises semanais de conjuntura, sendo esta a primeira do corrente ano.
Essas sínteses analíticas semanais – por meu conhecimento as únicas no Brasil - merecem ser não apenas lidas, mas principalmente guardadas para leituras e análises conjunturais e estruturais futuras.
Aliás, é o que tenho feito já há algum tempo. Todavia, agora estou aprimorando o processo mediante o uso desta minha nova ferramenta – o blog – para compartilhar com meus amigos e seguidores essa louvável iniciativa da Universidade Unisinos, de São Leopoldo, RS.
O tema de hoje, não é necessário destacar, é algo - mais que conjuntural, estrutural - extremamente importante e desafiador, em termos de solução. Somente no futuro saberemos se sua atual "trazida à tona", serviu para dar andamento nas reformas políticas tão indispensáveis em nosso país.
Boa leitura!
A análise da conjuntura da semana é uma (re)leitura das "Notícias do Dia’ publicadas diariamente no sítio do IHU. A análise é elaborada, em fina sintonia com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT, com sede em Curitiba-PR, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
Sumário:
A dessacralização do Judiciário
Uma mulher, sua luta e a ira dos magistrados
“Não vão conseguir me desmoralizar. Não posso calar”
CNJ e a luta pela transparência do judiciário
Judiciário: um poder patrimonialista, elitista e autoritário
O poder menos transparente da República
Abrindo a caixa-preta. Um caminho que não tem volta
Conjuntura da Semana em frases

Nenhum comentário:

Postar um comentário